O que é Burnout e Quais São Seus Sintomas


O que é Burnout  e Quais os Sintomas ?

Quem o burnout afeta?

Há alguns anos, o burnout era considerado um problema especial para professores, enfermeiros e gerentes.
Esse desgaste emocional, físico e mental pode, no entanto, afetar quem sofre de estresse severo. Mas o que exatamente é burnout e como você o reconhece?

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O que é burnout?

O burnout é descrito como um estado crônico, emocional e físico de exaustão. As pessoas afetadas são frequentemente sobrecarregadas e sofrem de estresse e agravamento permanentes. A síndrome de Burnout se desenvolve gradualmente, de modo que os primeiros sinais de alerta, como distúrbios do sono, são frequentemente ignorados. A doença geralmente só se torna visível quando a exaustão permanente, apatia e medo de falhar resultam em uma deterioração significativa no desempenho no trabalho.
Esse fenômeno foi descrito pela primeira vez na década de 1970 pelo psicanalista americano Herbert J. Freudenberger. O nome da síndrome significa essencialmente "esgotar-se" e refere-se a um romance do autor Graham Greene. Em "Um Caso Queimado", ele descreve como um arquiteto cansado de seu trabalho ousou escapar de sua vida. O termo burnout também foi usado pelos colegas de Freudenberger depois que ele o descobriu e o termo se tornou, assim, reconhecido mundialmente.
Nas últimas décadas, o número de pessoas afetadas pelo burnout aumentou significativamente. Segundo estimativas, cerca de 30% de todos os funcionários correm o risco de desenvolver burnout. Isso é atribuído principalmente a situações de trabalho alteradas em muitos setores. Atualmente, cada funcionário deve assumir mais responsabilidades e, simultaneamente, ter um melhor desempenho. O estresse resultante disso favorece o desenvolvimento de burnout.

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Quais são os sinais da síndrome de burnout?

Burnout afeta o corpo e a psique. Geralmente, sintomas como exaustão emocional e física e deterioração do desempenho no trabalho estão associados a ele. No entanto, às vezes o distúrbio pode se manifestar com sintomas muito diferentes.

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Os possíveis sinais de desgaste são:
  • Falta de energia e incapacidade de se recuperar
  • Problemas de memória e concentração
  • Incapacidade de tomar decisões
  • Medo de falhar
  • Indiferença e tédio
  • Desilusão ou desespero
  • Inquietação
  • Sensação de fraqueza 
  • Amargura
  • Um sentimento de falta de reconhecimento
  • Baixo limiar de frustração
  • Sintomas físicos como dor nas costas ou distúrbios do sono
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Como a síndrome de burnout difere da depressão?

Basicamente, é difícil distinguir entre burnout e depressão, pois os dois distúrbios apresentam sintomas semelhantes. Isso se deve em parte ao fato de que não há definição autorizada para a síndrome de burnout até o momento. Geralmente, uma situação de vida difícil, extenuante e excessivamente estressante é responsável pelo desgaste.

Quem está em risco de esgotamento?

Até o momento, ainda não se sabe completamente como o burnout se desenvolve. As causas têm a mesma probabilidade de incluir condições de vida desfavoráveis, bem como a personalidade das pessoas afetadas ou sua vida privada.
O burnout afeta muitas vezes pessoas extremamente dedicadas a algo, por exemplo, enfermeiras, paramédicos, professores de escolas maternais ou professores.  
Os seguintes fatores também aumentam a probabilidade de burnout:
  • Grande grau de responsabilidade com pressão de tempo ou rotinas chatas
  • Alvos inatingíveis
  • Altas expectativas de si mesmo 
  • Critérios de sucesso pouco claros ou alterados
  • Trabalho por turnos ou horas de trabalho altamente variáveis
  • Falta de oportunidades e controle exagerado
  • Mau ambiente de trabalho
  • Medo de perder o emprego

Burnout, o que é isso?

Muitas vezes, também são afetadas as pessoas que exigem muito de si mesmas e desejam realizar todas as suas tarefas perfeitamente, mas têm baixa autoestima ao mesmo tempo. Eles mal confiam em si mesmos para fazer qualquer coisa e acham difícil lidar com decepções, frustrações e mortificações, pois carecem de estratégias de enfrentamento adequadas.
Psicólogo Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - otavio macedo

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Como o burnout é diagnosticado?
Geralmente, o clínico geral é o primeiro ponto de contato com suspeita de burnout. Eles se referem a um especialista, se necessário, geralmente a um psicólogo ou psicoterapeuta.
Inicialmente, é importante excluir causas físicas que possam resultar em sintomas semelhantes. Para fadiga duradoura, gatilhos como infecção crônica, deficiência de vitamina ou mineral ou tireoide hipoativa também podem ser possíveis. Além de exames de sangue e procedimentos de imagem, como exames de ultrassom, uma variedade de questionários padronizados ajuda os médicos a classificar o distúrbio com mais precisão.

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Qual tratamento indicado para burnout?

Como o tratamento de burnout deve sempre corresponder à personalidade e às circunstâncias do paciente, não existe um conceito de terapia padrão. Numa fase inicial, pode ser suficiente, como intervenção, fazer uma pausa mais longa do estresse, por exemplo, sob a forma de férias por várias semanas ou tratamento em um resort de saúde. Assim, é particularmente importante esquecer a vida cotidiana e tirar as coisas da mente em um lugar diferente. Os terapeutas também podem ajudar na luta contra o desgaste moderado. Os pacientes geralmente são incentivados pelos terapeutas a mudar sua situação de trabalho e suas expectativas em relação a si mesmos e a reconsiderar seu trabalho.
A psicoterapia e, especialmente, a terapia comportamental provaram ser úteis para sintomas mais graves. Isso pode ocorrer em ambiente ambulatorial ou hospitalar, um exemplo em uma clínica psicossomática. Se necessário, também são utilizados medicamentos prescritos para depressão.

O que você pode fazer para evitar o esgotamento?

As medidas de prevenção de burnout são recomendadas nos primeiros sinais de estresse ocupacional extremo. Pressões excessivas não devem se tornar uma condição permanente, mas devem ser reduzidas o mais rápido possível. O que é importante para isso é incorporar tempo regular para relaxar. Um estilo de vida saudável é tão relevante quanto superar o estresse, que é uma dieta equilibrada com frutas e vegetais frescos, além de exercícios suficientes. Além disso, um ambiente social estável que também oferece suporte suficiente durante períodos estressantes de trabalho ajuda a evitar o desgaste.
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Sintomas físicos são típicos
Inicialmente, muitas vezes somos atormentados por sintomas físicos e é difícil reconhecer que são sintomas de burnout:
  • Dor crônica
  • Problemas cardiovasculares funcionais
  • Problemas gastrointestinais 
  • Distúrbios do sono
  • Dificuldade de concentração
  • Fadiga
  • Má capacidade física

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