Mitos e equívocos sobre depressão

A Depressão ainda é mal compreendida - este artigo irá esclarecer as coisas


Psicólogo Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - otavio macedo


Apesar de ser um dos transtornos mentais mais comuns, a depressão geralmente é mal compreendida. Esses mitos e conceitos errôneos podem contribuir para o estigma associado à depressão, desencorajando os afetados a falar sobre seus sintomas ou procurar ajuda e tratamento.


Aqui está uma lista de mitos e equívocos comuns sobre depressão e os fatos correspondentes.

O que é depressão?

Todo mundo se sente triste quando enfrenta decepções ou perde alguém ou algo importante.
É importante reconhecer os sintomas da depressão

PSICÓLOGO OTAVIO MACEDO BARRA DA TIJUCA

Descobrindo os sintomas da depressão

  • Eu me sinto triste e vazia o tempo todo.
  • Perdi o interesse em minhas atividades habituais.
  • Percebo mudanças no meu apetite ou peso.
  • Tenho problemas em adormecer.
  • Fico facilmente irritado, agitado ou frustrado.
  • Sinto-me cansado e letárgico (estado de profunda e prolongada inconsciência, semelhante ao sono profundo) o tempo todo.
  • Sinto-me inútil, culpado e desamparado
  • Tenho dificuldade em tomar decisões ou tentando me concentrar nas tarefas.
  • Sinto que a vida é desesperadora e tenho pensamentos frequentes sobre suicídio.
Se você tiver 5 ou mais dos sintomas acima por mais de 2 semanas, pode estar sofrendo de depressão. É aconselhável consultar o seu médico.
Psicólogo Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - otavio macedo

Depressão tem tratamento?

Muitas pessoas não procuram ajuda porque se apegam a certos mitos sobre a depressão. Alguns destes incluem:

Mitos e equívocos sobre depressão

MITO: A depressão é rara e não vai acontecer comigo

FATO : Depressão pode acontecer a qualquer pessoa, independentemente de sexo, raça ou idade. Afeta 121 milhões de pessoas em todo o mundo e é um dos problemas de saúde mental mais comuns. A Organização Mundial da Saúde estima que 5 a 10% das pessoas podem precisar de ajuda para a depressão a qualquer momento e até 8 a 20% das pessoas correm o risco de desenvolver depressão durante a vida.
MITO: Depressão é sentir-se triste
FATO : A depressão é mais do que triste. Sentimentos persistentes de tristeza são um dos sintomas da depressão. No entanto, a depressão também envolve sintomas físicos, como alterações no apetite e na qualidade do sono, sintomas emocionais, como sentimentos de inutilidade e mudanças de comportamento, como a perda de interesse em nossas atividades habituais. Para pessoas que sofrem de depressão, esses sintomas continuam por mais de duas semanas.
O que outras pessoas estão dizendo

MITO: Depressão é um sinal de fraqueza

FATO : A depressão não é um sinal de fraqueza, mas uma condição médica. Depressão é um desequilíbrio químico no cérebro que pode ser tratado.
A depressão não tem relação com a força do caráter de alguém; é uma condição médica séria como asma ou diabetes. A depressão é frequentemente desencadeada por grandes eventos da vida que podem ser desafiadores para lidar com, por exemplo, a perda de um ente querido, a perda de emprego, etc.

Mitos e equívocos sobre depressão

MITO: A depressão é temporária e desaparece por si só

FATO : A depressão não desaparece por si só. É uma condição médica que requer tratamento e apoio. De fato, é provável que os sintomas da depressão piorem se não forem tratados. Portanto, é importante procurar ajuda precoce para evitar que os sintomas depressivos piorem.

MITO: A depressão não pode ser tratada

FATO : A depressão está entre as mais tratáveis ​​de todas as condições de saúde mental. A Organização Mundial da Saúde relatou que 60 a 80% dos indivíduos respondem positivamente a uma combinação de medicamentos e tratamentos psicoterápicosO tempo de recuperação varia para cada indivíduo. Com o tratamento precoce, você pode levar uma vida normal e produtiva. No entanto, é importante entender que o tratamento para a depressão leva tempo e que a recuperação pode levar muitos meses.psicólogo, barra, tijuca, rio, j
o

MITO: A depressão só pode ser tratada com medicamentos

FATO : A medicação é apenas uma das opções disponíveis para o tratamento da depressão. A depressão também pode ser tratada com intervenção ou aconselhamento psicológico, mudanças no estilo de vida etc. As necessidades de tratamento de cada indivíduo podem ser diferentes. Algumas pessoas podem achar a medicação mais eficaz, enquanto outras a intervenção psicológica pode ser muito útil; uma combinação de tratamentos pode funcionar melhor para os outros. Portanto, é melhor procurar um profissional de saúde mental para descobrir mais sobre os diferentes tipos de tratamento e desenvolver um plano de suporte individualizado.

MITO: Tenho medo de falar sobre minha depressão, por medo de que isso piore

FATO : Falar sobre seus sentimentos permite expor seus problemas, buscar segurança e encontrar soluções. Você pode conversar com um conselheiro treinado que pode ajudá-lo a atravessar sua depressão. Todas as informações fornecidas são mantidas estritamente confidenciais.

MITO: As pessoas acham que não preciso de um médico porque pensam que sou preguiçoso e não deprimido


FATO : A depressão retira muita energia de uma pessoa. A perda de interesse nas atividades habituais é comum e não deve ser mal interpretada como sinal de preguiça.


Você também pode se interessar

0 comentários

Lista de Espera

Nome

E-mail *

Mensagem *